top of page

Notícias

Relatório 01: Ecomuseu Nega Vilma - UCAM - IUPERJ

 

 

No evento de pré-inauguração do Ecomuseu Nega Vilma realizado no dia 04/12/2010 o antropólogo Milton Guran, professor da Universidade Cândido Mendes (UCAM) na época, afirmou ser de interesse da Universidade um aprofundamento das pesquisas sugeridas no projeto Ecomuseu Nega Vilma. Sendo assim, me encaminhou para uma reunião com o então Diretor da UCAM, Dr. Andreas Valentin, que se mostrou bastante interessado pelo projeto e me concedeu uma bolsa de estudos integral no curso de Produção Cultural com ênfase em Ciências Sociais, tendo como contrapartida o Ecomuseu como campo de pesquisa para os alunos e professores da UCAM ajudando no desenvolvimento e estruturação do projeto. Esse movimento se deu de forma voluntária por parte dos alunos, salvo Julyana Costa que foi indicada pelo próprio Andreas ao projeto. Os demais alunos envolvidos vieram das mais variadas formas.

Com a chegada da diretoria do IUPRJ, em 2013, fui convocado para três reuniões com a diretoria, a fim de ajustarmos a forma de atuação da Universidade no Ecomuseu Nega Vilma localizado na comunidade Santa Marta - Botafogo.

No dia 28 de agosto de 2013 foi realizada reunião com a diretoria da UCAM/ IUPERJ com os seguintes presentes: Ricardo da Silva Costa (Idealizador - Ecomuseu NegaVilma), Ladislau Porto Neto (Jurídico/ Conselheiro Fiscal - Ecomuseu Nega Vilma), Julyana Costa (Diretora Executiva - Ecomuseu Nega Vilma), Dell Dellambre (Pesquisador/ Sustentabilidade - Ecomuseu Nega Vilma),  Thiago Leite (Colaborador - Ecomuseu), Geraldo Tadeu Monteiro (Diretor - IUPERJ), Andreas Valentin (Coordenador de Ensino - IUPERJ), Ana Paula Del Pretti (Coordenadora do Coordenadora de Extensão e Atividades Complementares IUPERJ), Ivair Reinaldim (Coordenador de Artes/Produção Cultural -IUPERJ) e Carlos Abraão (Coordenador de História - IUPERJ).

Esta foi primeira reunião com toda a equipe e firmamos alguns compromissos:

- Desenvolvimento do Ecomuseu Nega Vilma como campo extensão com os núcleos de História, Artes e Produção Cultural tornando-se o primeiro curso de extensão fora do prédio da Universidade. 

  1. Reunião semanal  com os coordenadores Carlos Abrão e Ivair Reinaldim e equipe do Ecomuseu;

  2. Visita da Diretoria e Coordenação IUPERJ ao Ecomuseu

  3. Mapear as necessidades e prioridades do projeto.

 

Kadão Costa

Em 2011, o Ecomuseu Nega Vilma foi contemplado com patrocínio através do Edital Microprojetos Mais Cultura para os Territórios de Paz, que é uma ação do Programa Mais Cultura. 
A partir desse patrocínio, foram oferecidas diversas atividades regulares como: oficinas de musica, contação de histórias e criação de arte com papelão.  

Música: Selva Social (Kadão Costa/ Pollyanna Ferrari) 

Gravação: Grupo Fala Brasil

Voz: Pollyanna Ferrari  - Violão: Lucas Tibúrcio - Percussão: Kadão Costa - Flauta: Gabriela Koatz

bottom of page